Viagem mochilão: seis dicas e um presente para você fazer a sua!

Vou ser direta, você já fez sua viagem mochilão? Do tipo longa? De passar um tanto de dias apenas com o peso de suas pernas e a sensação de casa nas costas?casaSe você já é um mochileiro descolado talvez este post não te sirva muito, porque eu confesso que sou meio mirim ainda, minhas dicas podem não ter graaaande valor, mas a ti, minha amiga, meu amigo, que tá pensando que isso já não é mais coisa que valha a pena avaliar, que tá passando da idade, por favor… Aí é que tu te enganas!!!

E pra te provar tem eu, que fiz minha primeira mochila internacional aos 36 anos e olha a bravura (e fofura!!!) dos Tiozinhos Mochileiros viajando aí, que nos fazem cair os butiá do bolso!!! Sim, porque eu viajo de mochila, mas com hotel marcado, e os tiozinhos ninja que compram ida e volta pra Europa e se viram nos trinta na hora, no hotel que rolar, na cidade que for? Sem reserva, nem nada, é mole? Então vamos começar a desmistificar a viagem mochileira? Vasculha todos os playlists dos Tiozinhos no youtube, eu comecei pela Primavera na Europa, mas tem Cortina de Ferro, Rota Romântica, Le Tour de France, Canada, enfim, diversão pra um fim de semana, prepara a pipoca!

Bom, mas eu escrevi este post e estou aqui é pra te encorajar! Porque eu já fui assim, já tive este medo de não ter a roupa certa na hora certa, vamos nos libertar, irmã(o)s e cair na estrada com leveza!! (rs, #JoutJout Feelings)mochilãomadridMesmo em viagens aqui no Brasil, eu procuro sempre viajar de mochila (e fico tão feliz emocionada ao ler um relato que parece que me entende), mas quando o Fabricio veio com o papo de ir pra Europa (o ano foi 2012, mas a viagem só aconteceu em 2013), confesso que comecei a imaginar uma viagem meio tradicional óbvia tô velha com mala de rodinhas, já logrando obter a maior quantidade de espaço disponível para transportar tranqueiras. Mas o guri foi acertivo: “Eu vou de mochila, se tua mala se perder, pensa no transtorno que isso pode causar”… Tá, pensei uns minutos, íamos viajar de cidade em cidade, não teríamos tempo de ficar esperando A mala levar dias pra chegar, fez TODO sentido né?mochilãopueblaAlém do mais seria uma ótima oportunidade de eu praticar meu desapego fashion e procurar fazer a maior quantidade de looks possíveis com o mínimo (que nem foi tão mínimo assim) de peças de roupas e sapatos – te cuida Cris Guerra, rs. Então combinamos de comprar as mochilas juntos e fizemos isso faltando um mês pra viagem. Cer-te-za que eu me passei e acabei comprando uma mochila pra enfiar o mundo dentro e aí vai minha #1 primeira dica para uma viagem mochilão: é simples e parece boba, mas meça seu corpo, experimente várias e NÃO compre uma mochila grande demais! Dá uma olhada abaixo na diferença da minha e a do Fabricio (a foto tá ruim porque foi antes de sair, na madrugada mesmo), como o tamanho e ergonomia da mochila dele são muito mais adequados para carregar por várias horas, se necessário for.

tamanho da mochila
Cara de trouxa que comprou a mochila errada x cara de sossegado experiente em mochilas

A #2 segunda dica, também meio óbvia é: pára de dizer que não consegue viajar e começa a planejar! Pesquisa, aprende com os mestres do Viajo, logo existo, em especial este post que te ajuda a planejar financeiramente uma viagem, te inspira com os estradeiros do Mundo por Terra, define afinal para onde tu queres ir (mas deixa uns três destinos possíveis, depois eu explico porque) e põe a viagem como uma meta a ser alcançada né?. Existem destinos para todas as quantidades de dinheiros, não me venha com não me venha…mochilãoaveiro.jpgA #3 terceira dica é monta o roteiro por ti próprio! E para isso no final tem surpresinha das mais legais das legais, fica ligado. Ah, mas como eu monto um roteiro? Definido o lugar ou os lugares, ou ainda a região que tu queres conhecer, te atira na internet pesquisando por eles, acessa fóruns como o Mochileiros.com, onde você encontra a Biblia o esclarecedor Manual do Mochileiro de 1ª Viagem, que te diz simplesmente TUDO que tu precisas saber.praondeirEu já citei antes e sou muita fã da Katia Bonfadini, não só no quesito festas, mas em especial de seus relatos de viagens e de seu marido Marcelo no Mochileiros. Tem sempre o mago das viagens Ricardo Freire pra dar umas ideias e como estávamos indo para a Espanha, o blog Turomaquia nos foi muito útil também. Não achou inspiração suficiente? Pega na minha mão e vamos pro Pinterest resolver esta parada!

viajanteindependete
Um livro, daqueles comprados em sebo, ajuda a inspirar roteiros!

O blog Sunday Chapter fez uma lista dos 10 sites mais úteis para viagens e cita alguns dos sites que mais usamos para planejar as nossas (e que usaremos pro resto de nossas vidas, tamanha utilidade!). A #dicaforte para montar roteiros chama-se Rome 2 Rio e ele serve pra te ajudar a descobrir como chegar em QUALQUER LUGAR de avião, trem, ônibus, barca ou automóvel. É simples, é maravilhoso, é uma mão na roda nesta vida viajêra de meu Deus!mochilãosetenildelasbodegasMas afinal, esse blá blá blá, essa fotoiama toda e qual foi o roteiro feito, Daniela? Bem, nós optamos pela passagem mais barata das baratas, e de todos os lugares que pesquisamos, Madrid era o destino. Dos três lugares de embarque possíveis (RJ, BH e SP) a passagem mais em conta foi RJ-Madrid. Como eu disse antes, é legal definir uns três destinos possíveis, para quando chegar a hora do orçamento, tu poder recorrer à alternativa mais barata e não ficar com uma ideia fixa em algum lugar que às vezes tá custando os rins e o baço. Se tem algum lugar no Brasil que oferece o vôo e tu quer conhecer ou passear, já tentar juntar na história. Nós aproveitamos a saída do vôo do Rio de Janeiro para passar o dia dando um rolê pela cidade maravilhosa antes de embarcar, se não estou contando errado, esta é a #4 quarta dicamochilãosalamancaDepois que você comprar as passagens e descobrir como chega de um lugar a outro, aproveite as opções online para investigar onde ficar, TripAdvisor, Booking.com e Logitravel estão aí para fazer nossa alegria! Nós utilizamos o Logitravel na maioria de nossas reservas pois este permite que se pague antecipadamente (assim já dá pra ir parcelando, rs, e esta é a #5 quinta dica!).mochilãotoledochegadaA partir daí montamos um roteiro incluindo Espanha e Portugal, dando uma volta pelo interior dos países, que ficou assim:

MadridAvilaSalamancaZamora – Puebla de Sanabria – Vigo – Porto – Vila Nova de Gaia – Guimarães – Aveiro – Mafra – Negrais – Sintra – Lisboa – Albufeira – Sevilha – Setenil de las Bodegas – Ronda – Granada – Toledo – Cuenca – Madrid

mapaespanha

De quando em quando, conforme a inspiração, vou postando as cidades visitadas e as impressões sobre elas, e atualizando a lista acima.mochilãotoledosaidapausaA #6 sexta dica na verdade são algumas dicas para a montagem da mochila. Seguinte: nós viajamos 25 dias e eu levei roupa para uns 10 dias (o marido levou para 07 dias), lavamos roupas no meio do caminho e compramos poucas peças; use de todas as artimanhas dobradeirísticas que tiver conhecimento; leve poucos sapatos (eu levei um tênis, duas sapatilhas confortáveis e um chinelo); leve roupas que você já nem curte tanto e se for o caso, deixe-as pelo caminho. E pra cabá, se você curte listas e vídeos, os Tiozinhos Mochileiros novamente estão aí a nos ensinar!

Tá, e lembra que eu falei que tinha surpresa no final? Minha colega de trabalho Marcela Naves, DIVA e MEGA organizada disponibilizou uma tabela para te ajudar a viabilizar viagens! Presentinho lindo e de graça, para começar a preparar your next trip, basta clicar em Diario de Viagem, salvar o arquivo Excel e editá-lo com seu próximo destino. Não é vírus, é proatividade Cabeça de Frade para tornar possível tua viagem mochilão, meu bem! Somos queridas ou não? Rá, então deixa uma dica de roteiro e um beijo nos comentários pra fazer duas loiras felizes! :*

Anúncios

8 comentários sobre “Viagem mochilão: seis dicas e um presente para você fazer a sua!

  1. E por sorte eu estava em Itajuba bem no dia da viagem de vcs! Foi tao divertido ver a empolgacao do inicio da viagem! Vcs estavam radiantes. Na volta conversamos horas e vi todas as fotos!! Surreal de tao lindas!
    Deu vontade de fazer uma viagem longa no mesmo momento.
    Beijao

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s