#Cabeça_indica: Memórias e Retalhos

Como eu contei aqui e aqui, para fazer a festa da minha filha Lorena tive ajuda de um tanto de gente especial! Uma pessoa muito bacana que a vida colocou ao meu redor e com quem pude contar nesta empreitada, foi a Laiz Mendonça Figueiredo, criadora criativa por trás das lindezas da Memórias e Retalhos – Arte em Scrapbook.

Você consegue escolher qual o mais lindo? A libriana aqui não!
Você consegue escolher qual o cartão mais lindo? A libriana aqui não!

Então nada mais justo do que começar esta seção Cabeça_indica com as pessoas mais próximas, não é mesmo? Pois pense numa mulher empreendedora, de oratória arrebatadora e competência ímpar! Não para menos, ela é graduada em Relações Internacionais, especialista em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, diretora de Ciência e Tecnologia na Prefeitura Municipal de Itajubá AND craftwoman! Te me-te!

Conheçam Laiz!
Conheçam Laiz!

Mas primeiro, o que é esse tal de scrapbook, pessoarr? Segundo dona Wikileaks, “O scrapbook é uma terminologia em inglês para definir um livro com recortes … uma técnica de personalizar álbuns de fotografias ou agendas com recortes de fotos, convites, papel de balas e qualquer outro material que possa ser colado e guardado no interior de um livro“.

Entrou no túnel do tempo e pensou nas agendas dos anos 90?? não denuncia a idade, Daniela! BINGO! Agora multiplica num coeficiente mil de beleza e você começa a ter ideia do trabalho da Laiz! Ela conheceu a técnica durante um intercâmbio nos EUA em 2003 e a partir daí só vem aprimorando o ofício.

11026256_1674916666075789_4746070333889745210_n
Álbum de memórias de intercâmbio da Júnia: deixando as agendas dos anos 90 no chinelo em 3, 2…

Com a palavra, a artista: “Desde então me apaixonei completamente pela técnica de scrapbooking e passei a utilizá-la como forma de preservar minhas memórias e recordações, e também para presentear familiares e amigos. O que antes era apenas hobby passou a ter um foco profissional: com a chegada da Sarinha em dezembro de 2013, veio a vontade ainda maior de preservar lembranças e histórias e isso me motivou a criar o atelier, aprofundar nas técnicas disponíveis, materiais, equipamentos, enfim as formas de fazer scrapbook. Tudo isso com uma pitada de empreendedorismo e vontade de fazer diferente, surgiu o Memórias e Retalhos! Além de aceitar encomendas e vender os produtos acabados, quero muito compartilhar essa arte e esse é o novo passo: realizar oficinas e fomentar o surgimento de uma comunidade que ama scrap!”

Memória + carinho
Preservando a memória com carinho e muito estilo!
10313499_1483423298558461_4384293156955937350_n
Delicadeza nos detalhes…
Embalagens handmade cheias de amô <3
E embalagens handmade cheias de amô!

Fala sobre o teu trabalho: “Sempre gostei muito de decoração, na verdade de coisas diferentes feitas manualmente e com toque de exclusividade (por isso acho que essa paixão pelo scrap!) e com a oportunidade de reforma da minha casa comecei a buscar projetos “Faça você mesmo” e fui literalmente “picada por esse bichinho”! No atelier trabalho com diferentes vertentes do scrap como: produção de álbuns, mini-álbuns, cartões e papelaria personalizada, scrap décor, scrap festa, materiais alternativos, enfim um universo que o scrap nos proporciona. E agora fui atrás de uma parceria para realizar também oficinas e compartilhar o que sei sobre essa técnica!” (Segue firme no post que logo abaixo tem surprise!).

13 decor (2)
Scrap Decor no porta chaves LIN-DO!
13 decor
Olha a Laiz aí dando ideia DIVA no Scrap Decor, gentem!

A Laiz disse que “hoje a produção do Memórias e Retalhos está limitada e acanhada… A maioria dos projetos que realizo são de cunho pessoal e outra parte para presentear familiares e amigos, mas aceito encomendas! Na verdade são sempre muito bem vindas e desafios deliciosos de realizar. Quem quiser saber mais e conhecer melhor meu trabalho pode me encontrar no Facebook e no Blog Memórias e Retalhos.”

13 laiz3
Exploding box, para explodir alguém de afeto!
13 laiz5
Lembrança para a turma de 77 (meu ano!) com miniatura da cartilha que eles aprenderam a ler, é capricho demais da conta!

Portanto se tu és como certas pessoas (cof, cof) que conheço, que vai juntando guardanapinho, botonzinho, entrada de metrô, show, museu, bilhete de tudo que é tipo, cacarequinhos mil de viagens, ou pior ainda, promete escrever diário de viagem, pára no dia dois e nunca mais abre o caderninho, faz como eu, imprime um tanto de fotos e larga nas mãos da Laiz que o resultado é unbelievable!!!

13 laiz4
Lorena vai ganhar um álbum para chamar de seu, mamãe promete colar as fotos, filha!

Eeeee, conforme prometido, taqui a surprise: mora no Sul de Minas ou cercanias e quer entender desta técnica? Aproveita o Festival de Primavera do IMMA (Instituto Mantiqueira de Música e Arte) que vai ter palestra prático informativa sobre scrapbook, entrada na faixa e tudo mais, com a Laiz! Fala a verdade, não é massa?

12072544_926993887371174_1573005503605427413_n

A programação completa você encontra aqui!

O que: Palestra prático informativa sobre Scrapbook (entrada gratuita!)
Quando: 24 de outubro, sábado, às 10 hrs da manhã
Onde: no IMMA, Rua Dr. Xavier Lisboa, 167, Itajubá – MG, telefone: 035 3621-2669, imma@imma.art.br
Com: Laiz Mendonça Figueiredo – Memórias e Retalhos
Sobre:
  • Scrapbook: O que é? Onde e quando surgiu? Como fazer?
  • Scrapbooking: aplicando a técnica em álbuns, cartões, papelaria personalizada, scrap décor, scrap festa, materiais alternativos.
  • Artesanato como hobby, forma exclusiva e especial de presentear e alternativa para renda extra.

Tô avisando com tempo que dá pra todo mundo se planejar, hein? O Festival de Primavera do IMMA começa em 17 e vai até 24 de outubro e a programação está supimpa (pra usar uma gíria nova), cheia de apresentações artísticas e oficinas legais. Bora lá!

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s