Mosaicos de azulejos e um lavabo xodó!

Eu não sou grande craque em fazer mosaicos, mas sou fã incondicional desta arte milenar e me aventuro vezenquando. Não nos quebrados, desses eu fujo, traumatizei mesmo, porque me envolvi numa bandeja com um mosaico de cacos que durou meses infindos, mas não posso deixar de citar a mestra das masters neles: Veronica Kraemer do Além da Rua Atelier que faz coisas lindas com caquinhos!01 bandeja de mosaico

02 bandeja mosaico.jpg
A causa do suplício…

Depois dessa bendita aí, entendi a dureza do ofício e preferi partir para composições com peças inteiras, os famosos patchworks de azulejos. Aliás, tá em dúvida entre patchwork de azulejos, ladrilhos hidráulicos e outros termos da moda? O blog Arquitete te ajuda a sanar.

Desde que comecei a trabalhar com arquitetura de interiores (e isso foi a partir de que formei em 2002), sempre tive uma certa tendência em trabalhar com orçamento apertado. Uma das minhas grandes paixões é a mistura de estilos, meio sem regra ou norma decorativa (veja bem, eu disse meio que, porque no fundo, no princípio de tudo, há uma regra e uma certa ordem).

Dos primeiros projetos que pude realizar, um deles foi meu próprio escritório de arquitetura, onde trabalhei por alguns bons anos em Santa Maria (RS). Lá fiz um lavabo que era meu xodó: paredes pintadas de verde, piso e rodapé largo em laminado de madeira, cuba de apoio quadrada e bacia sanitária Eros ambos da Incepa, torneira Duna da Deca, bancada em madeira de demolição herança da minha mãe, enfim, elementos que eu adorava, além da parede principal com mosaico de cerâmica 10×10 cm, que dava o tchans final! Então alguém pediu lavabo colorido? Eis um aí para vós!

02 banho escritorio02 banho escritorio 2A casa (dos meus pais) onde a gente morava – e onde também funcionava o meu escritório – era de dois pavimentos, então montei esse mosaico no piso do térreo, e de vez em quando subia na sacada do segundo andar e observava de cima. Aí descia lá, mudava uma peça pra um lado, trocava uma cor pra cá, outra pra lá, num processo meticuloso que levou bem umas duas semanas.

No dia de instalar o mosaico na parede, o pedreiro foi lá, juntou as peças em pilhas e assentou tudo do jeito dele, na composição da cabeça dele, rs. Eu só cheguei no escritório quando a parede já estava pronta e rejuntada (graças a Deus, senão ia rolar forrobodó gratuito) e achei tudo lindo, claro!DSCF5906.JPGHoje meus pais não moram mais nessa casa, eu já mudei de estado duas vezes e o banheiro foi parcialmente desmontado. E se tem algo que arquitetos aprendem durante sua atuação profissional é com a impermanência das coisas e ambientes, mesmo que seja seu projeto mais adorado (tão aí as mostras de decoração que não me deixam mentir).

Daí que outro dia, minha irmã postou no meu face essa foto:02 banheiro casa claudiaEste projeto é dos arquitetos André e Mariana Weigand, do AM Studio, de São Paulo e saiu na revista Minha Casa. Reparou que eles trocaram alguns azulejos por espelhos? Achei uma sacada genial! E a bancada de concreto também, não ficou perfeita?!

Reparou nas semelhanças com o meu lavabo xodó? Nem eu os copiei, tampouco eles viram um dia meu lavabo. Meu marido (que é antropólogo) me ensinou que isso se chama espírito da época, ou zeitgeist para os entendidos.

E seguindo esta vibe, até para reaproveitamento de materiais que tinha em mãos, continuei fazendo algumas outras composições com azulejos. Na sequência a churrasqueira na casa dos meus pais.

02 foto mosaico da churrasqueira
Primeiro encontramos o tesouro na casa antiga: caixas de azulejos variados, peças fora de linha, com cores que formavam uma boa composição. Montado no chão e fotografado.

03 churrasqueira

03 churrasqueira 2
Por fim o mosaico executado, no espaço que deixamos entre a bancada da pia e o móvel aéreo (móveis estes, que por sua vez foram reaproveitados da cozinha antiga, mas isso já é ooooutra história).

Pesquisando um pouquinho sobre o assunto, eu descobri que:

Nunca comprei em nenhuma destas lojas, de forma que não posso falar como consumidora, mas se alguém tiver alguma opinião sobre, pode enriquecer o post e deixar nos comentários.

190820159340.jpg
A última composição que montamos, um dia mostro para onde vai…

Mais inspiração em mosaicos? Além da Vero do Além da Rua Atelier, também sou muito fã do trabalho de Schandra Julia Zmijeski e de Martha Nucci.

Agora se você já anda juntando umas pecinhas na sua casa, logo vem post contando como componho meus mosaicos. Quem sabe montamos o próximo juntos? Abraço!

 

Anúncios

2 comentários sobre “Mosaicos de azulejos e um lavabo xodó!

  1. O que é esse seu suplício? É uma bandeja? Eu achei muito linda, de verdade!
    Agora uma parede dessas eu não dou conta não, sou muito certinho e fico extremamente incomodado e medindo as distâncias, sequências e padrão de cores! Quase um toque! kkkk 😉

    ——————————————————-
    VITOR DANTESCO
    IDENTIDADE CLICK – http://identidadeclick.blogspot.com
    ——————————————————-

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s