Herbarium #005 – Hera sueca (Plectranthus nummularius)

A Hera sueca (ou dólar, as you prefer, Plectranthus nummularius, cientificamente falando) já estava aqui no jardim inglês mesmo antes dele ganhar este apelido, quando era apenas um cimentado cinza. Foi herança das outras proprietárias da casa vermelha (muito agradecida, gurias!) e ficava plantada em jardineiras de tronco na varanda.

06 2016 hera sueca
In the beginning of the red house…

Esta é daquelas plantas populares nos anos 80, que você sempre encontrava no interior da casa de alguma tia. Minha sogra disse que tinha uma tão bonita que ela tirava o pó e limpava com paninho úmido folha por folha (imagiiiiina a trabalhêra!) para deixá-la bem brilhante. Embora não tenha floração muito expressiva, olha ali como ela fica linda pendente e quem sabe, está aí aquela folhagem que tu buscas para usar num hanging planter estiloso.

06 2016 hera sueca1
Imagens daqui e daqui

Eu que já sou mais easy way of life, preferi inclusive tirá-la da varanda (onde a água escorria pelo chão e ficava uma sujeira eterna) e enviar as jardineiras direto para o pátio, onde não preciso nem lembrar direito de aguar, porque a chuva dá conta do recado.

herasueca
As folhas do nosso plectranthus, vão que vão…

Daí que das jardineiras o Plectranthus espalhou-se e, por ser perene, virou uma das forrações clássicas aqui de casa. Claro que nos lugares mais sombreados ele vai melhor, inundando vasos vizinhos e literalmente tomando conta de alguns cantos do jardim.

06 2016 hera sueca3
Encontrei uma única flor para contar a história, mas folhas temos aos montes…

Ela é de fácil propagação e também uma das 10 plantas de interior mais fáceis de cuidar, mas isso não foi eu quem disse, foi Alex de Portugal. Já no Midwest Living eu a encontrei como uma das 20 plantas de interior super fáceis que você vai amar! E aí eu me dei conta de que tô ratiando em fazer o teste (porque planta tem um tanto de tentativa e erro, né?), aqui em casa elas estão todas nas áreas externas, talvez seja justamente esta que estou precisando para jogar um verde dentro da cozinha…

reproduzirplecthantrus.jpg
Já falei em fácil propagação né? Um vidrinho com água, um galhinho e espera brotar. Imagem daqui

Sem falar que fica linda em jardineiras, conjugada com a trapoeiraba roxa (que já faz parte deste herbarium) e o cóleum, que ainda não tenho – e por sinal aceito mudinhas!

janelalinda
Imagem daqui

Se você quer saber onde começa este papo de Herbarium e o antes do nosso jardim inglês, podes clicar neste link ou acompanhar a evolução do pátio e a quantidade de plantas que conseguimos cultivar nele por este álbum no Pinterest. O cantinho em que guardo inspirações para nosso jardim é este aqui. Agora se buscas um ideário legal de jardins urbanos o caminho seria por aqui. Paisagismo em geral? Aqui.

E para registrar uma parte de nossas manhãs e mostrar que vida de mãe/jardineira/blogayra não é fácil mas é deliciosa: poda, rega plantas, fotografa e faz tartaruguinha com a filha! Agora tu conta pra mim: tens cultivado plantas ou amores em teu jardim? Beijo e ciao!

Colagens9.jpg
Upa upa, amore mio!

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s