#5 blogs brasileiros de comida… que dão muita vontade de comer!

“Won’t you stop and take / A little time out with me / Just take five / Stop your busy day / And take the time out / To see if I’m alive”. Considere este um convite pra você desacelerar e tirar cinco minutinhos para ver coisas bacanas em diversas áreas, porque aqui começa meu #takefive blogs e sites, aquele cantinho onde vou colocar as famosas listas com os links/hits que encontro na internê.

E inicio na cara dura apelando pra… co-mi-da! Nhami! Nnhami!!! Claro que não falo de catar uma receita de lasanha de miojo no Tudo Gostoso quem nunca?, mas de blogs/sites bem produzidos, com conteúdo exclusivo e trabalho primoroso, que fazem a gente salivar de vontade! Então chega de lero-lero, e baaaba babe!

beijuO blog que tem mais a ver com a minha vida atual e com os ideais de alimentação natureba que busco é o Come-se da Neide Rigo. É dele esta tapioca delicadamente decorada com flores comíveis que me parece uma versão comestível do paraíso! Esta mulher ensina tanta coisa pra gente, meu povo! Tanta flor que pode comer e eu nem fazia ideia… cada PANC (Planta Alimentícia Não Convencional, Deus Lorenzi também escreveu sobre neste livro) que eu não conhecia… Só posso agradecer pelo compartilhamento de tantas receitas maravilhosas e informações úteis!

Photos_NS_Cozinha_sem_segredo_andrenogal_familia_feliz_legumes_oriental_02

A dupla imbatível André Nogal ❤ Vivianne Pontes com seus lindos Cozinha sem Segredo e Casa & Cozinha cada qual com contéudo mais bacana (ó que estes aqui são bônus, uma indicação que vale por mil!!). O André é chef e sócio do Restaurante Bastião, (que eu quero muito conhecer no Ridijanêro, Arco do Teles) cujo projeto lindo é da Vivi, aquela que vivemos babando por aqui pelo (ótimo! ótimo!) Dcoração. Ambos entendem a necessidade de praticidade na vida da gente, olha só esta receita de carne/cogumelos com legumes (da foto acima) de uma panela só e esta pizza de berinjela (abaixo) que já virou amor eterno aqui em casa! Também adoro os truques culinários, tão bom gente que se dispõe a ensinar, né?!

berinjela

O Blog Hortelã da jornalista Claudia Merquior descobri outro dia, e como ele se propõe a uma vida mais leve, já simpatizei de cara! Eu cheguei lá pelo “brigadeiro” Romeu e Julieta (abaixo), mas garrei amor também nas panquecas de bete-bete-beterraba (#mamainfeelings) e no docinho Bicho de Pé, que sempre tinha nas festas de aniversário da nossa família, e que minha madrinha mandou com tanto carinho pro primeiro aninho da Lorena.

brigromeujulieta4_ed

Ultimamente eu ando seguindo o Feito com Amor da (colega) arquiteta Camila Dutra, e sobre isso, eu tenho uma piada interna que vou contar logo abaixo. Mas antes deixa eu registrar a receita de Naked Cake de limão, para usar nos próximos anivers e este Frango com Polenta e Almeirão (aí abaixo) porque gente, pra mim, não tem NADA mais casa de vó que frango com polenta! É a própria tradução de comfort food!!!

IMG_1291

Bom, agora, se você não tem paciência, pula pro último link, que lá vem historinha…

Iam-se os meados dos anos noventa num certo curso de arquitetura, numa dita universidade federal santamariense. Era aula de Desenho I e a professora graduada em design de produto, se não me engano. Era tipo a segunda semana de aula, e a bicharada completamente despreparada pro pau nível de uma universidade federal (ok, eu sei, sem desculpinhas). O fato é que chegamos todos na aula, e como não havíamos sido avisados de nada, não levamos material de desenho (para a aula de Desenho, rs). Chega a profe, que parecia não ir muito com a nossa cara e já mandou todo mundo botar o material em cima da classe. Galera se olha com a maior cara de tacho… mas… mas… ninguém avi… A professora vermelha o rosto e já cospe:

– Ninguém trouxe material de desenho??? Clap! Clap! (juro! ela bateu sarcásticas palmas) Mas como é o nome desta matéria mesmo?? Esses são os arquitetos do futuro!!!… Não me admira que depois de formados tornem-se frustrados e acabem virando chef de cozinha ou … (não lembro qual foi a outra profissão, que segundo ela, era depreciativa).

Foi aquele celeuma silencioso, alunada se dividiu entre achar a profe escrota (uns 40%), apenas grossa (cerca de 35%), que merecia um abaixo assinado (24% da turma) e que estava mesmo certa (porque seeeeempre tem aquele 1% de aluna gênia cdf que já tava preparada com lápis 49 cores, réguas, escalímetros e toda a coisarada que eu nem tinha sequer ouvido falar ainda), mas na hora todo mundo calou e engoliu em seco a crítica.

Eu fiquei com esta frase martelando a cabeça, e ainda lembro como se fosse hoje, VINTE anos (caraca! pavorei, acabei de calcular esta data…) depois do ocorrido. Na época a carapuça me serviu, levei uma bela alfinetada, mas hoje acho graça, primeiro porque a profissão de chef atingiu seu merecido respeito e segundo porque atualmente, tem arquiteta que até vira funcionária pública/blogayra e é feliz!! rs Taí a Camila Dutra que não me deixa sozinha nesta estrada! – Fim da historinha.

abobrinha

E para terminar, como sou mãe em tempo integral, quando falta a criatividade nas receitas saudáveis recorro à gênia Thais Ventura e suAs delicias do Dudu. Este canelone de abobrinha tá na lista para djá! Então deixa eu ir ali que tem menina literalmente na barra da saia e com foooooome, mamãe!

090120158235

Anúncios

2 comentários sobre “#5 blogs brasileiros de comida… que dão muita vontade de comer!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s