#5 blogs brasileiros de comida… que dão muita vontade de comer!

“Won’t you stop and take / A little time out with me / Just take five / Stop your busy day / And take the time out / To see if I’m alive”. Considere este um convite pra você desacelerar e tirar cinco minutinhos para ver coisas bacanas em diversas áreas, porque aqui começa meu #takefive blogs e sites, aquele cantinho onde vou colocar as famosas listas com os links/hits que encontro na internê.

E inicio na cara dura apelando pra… co-mi-da! Nhami! Nnhami!!! Claro que não falo de catar uma receita de lasanha de miojo no Tudo Gostoso quem nunca?, mas de blogs/sites bem produzidos, com conteúdo exclusivo e trabalho primoroso, que fazem a gente salivar de vontade! Então chega de lero-lero, e baaaba babe!

beijuO blog que tem mais a ver com a minha vida atual e com os ideais de alimentação natureba que busco é o Come-se da Neide Rigo. É dele esta tapioca delicadamente decorada com flores comíveis que me parece uma versão comestível do paraíso! Esta mulher ensina tanta coisa pra gente, meu povo! Tanta flor que pode comer e eu nem fazia ideia… cada PANC (Planta Alimentícia Não Convencional, Deus Lorenzi também escreveu sobre neste livro) que eu não conhecia… Só posso agradecer pelo compartilhamento de tantas receitas maravilhosas e informações úteis!

Photos_NS_Cozinha_sem_segredo_andrenogal_familia_feliz_legumes_oriental_02

A dupla imbatível André Nogal ❤ Vivianne Pontes com seus lindos Cozinha sem Segredo e Casa & Cozinha cada qual com contéudo mais bacana (ó que estes aqui são bônus, uma indicação que vale por mil!!). O André é chef e sócio do Restaurante Bastião, (que eu quero muito conhecer no Ridijanêro, Arco do Teles) cujo projeto lindo é da Vivi, aquela que vivemos babando por aqui pelo (ótimo! ótimo!) Dcoração. Ambos entendem a necessidade de praticidade na vida da gente, olha só esta receita de carne/cogumelos com legumes (da foto acima) de uma panela só e esta pizza de berinjela (abaixo) que já virou amor eterno aqui em casa! Também adoro os truques culinários, tão bom gente que se dispõe a ensinar, né?!

berinjela

O Blog Hortelã da jornalista Claudia Merquior descobri outro dia, e como ele se propõe a uma vida mais leve, já simpatizei de cara! Eu cheguei lá pelo “brigadeiro” Romeu e Julieta (abaixo), mas garrei amor também nas panquecas de bete-bete-beterraba (#mamainfeelings) e no docinho Bicho de Pé, que sempre tinha nas festas de aniversário da nossa família, e que minha madrinha mandou com tanto carinho pro primeiro aninho da Lorena.

brigromeujulieta4_ed

Ultimamente eu ando seguindo o Feito com Amor da (colega) arquiteta Camila Dutra, e sobre isso, eu tenho uma piada interna que vou contar logo abaixo. Mas antes deixa eu registrar a receita de Naked Cake de limão, para usar nos próximos anivers e este Frango com Polenta e Almeirão (aí abaixo) porque gente, pra mim, não tem NADA mais casa de vó que frango com polenta! É a própria tradução de comfort food!!!

IMG_1291

Bom, agora, se você não tem paciência, pula pro último link, que lá vem historinha…

Iam-se os meados dos anos noventa num certo curso de arquitetura, numa dita universidade federal santamariense. Era aula de Desenho I e a professora graduada em design de produto, se não me engano. Era tipo a segunda semana de aula, e a bicharada completamente despreparada pro pau nível de uma universidade federal (ok, eu sei, sem desculpinhas). O fato é que chegamos todos na aula, e como não havíamos sido avisados de nada, não levamos material de desenho (para a aula de Desenho, rs). Chega a profe, que parecia não ir muito com a nossa cara e já mandou todo mundo botar o material em cima da classe. Galera se olha com a maior cara de tacho… mas… mas… ninguém avi… A professora vermelha o rosto e já cospe:

– Ninguém trouxe material de desenho??? Clap! Clap! (juro! ela bateu sarcásticas palmas) Mas como é o nome desta matéria mesmo?? Esses são os arquitetos do futuro!!!… Não me admira que depois de formados tornem-se frustrados e acabem virando chef de cozinha ou … (não lembro qual foi a outra profissão, que segundo ela, era depreciativa).

Foi aquele celeuma silencioso, alunada se dividiu entre achar a profe escrota (uns 40%), apenas grossa (cerca de 35%), que merecia um abaixo assinado (24% da turma) e que estava mesmo certa (porque seeeeempre tem aquele 1% de aluna gênia cdf que já tava preparada com lápis 49 cores, réguas, escalímetros e toda a coisarada que eu nem tinha sequer ouvido falar ainda), mas na hora todo mundo calou e engoliu em seco a crítica.

Eu fiquei com esta frase martelando a cabeça, e ainda lembro como se fosse hoje, VINTE anos (caraca! pavorei, acabei de calcular esta data…) depois do ocorrido. Na época a carapuça me serviu, levei uma bela alfinetada, mas hoje acho graça, primeiro porque a profissão de chef atingiu seu merecido respeito e segundo porque atualmente, tem arquiteta que até vira funcionária pública/blogayra e é feliz!! rs Taí a Camila Dutra que não me deixa sozinha nesta estrada! – Fim da historinha.

abobrinha

E para terminar, como sou mãe em tempo integral, quando falta a criatividade nas receitas saudáveis recorro à gênia Thais Ventura e suAs delicias do Dudu. Este canelone de abobrinha tá na lista para djá! Então deixa eu ir ali que tem menina literalmente na barra da saia e com foooooome, mamãe!

090120158235

Anúncios

2 comentários sobre “#5 blogs brasileiros de comida… que dão muita vontade de comer!

  1. Olá! Muito obrigada pelo post! Adorei! E parabéns pelo Cabeça de Frande tb! O blog Hortelã é voltado para receitas saudáveis, mas “sem neura”, ou seja, vez ou outra aparecem algumas gordices por lá também. Que bom que gostou da proposta! Bj

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s