Herbarium #002 – Jasmim Amarelo (Jasminum mesnyi)

A espécie de hoje do jardim inglês deveria ter sido a primeira, visto que já estava na casa vermelha quando chegamos e a marca fortemente na fachada, mas, a bravura do mandacaru foi mais forte e eu acabei passando ele na frente (outras plantinhas, me perdoem! Mamy loves all of you!).

Bem, o jasmim amarelo (Jasminum mesnyi) foi nosso bom anfitrião já de chegada nesta casa, enchendo de flores amarelas o matagal da fachada quase o ano inteiro, mesmo com as geadas de Maria da Fé. Aqui ele contribui formando uma barreira visual entre a rua e as janelas voltadas para a frente da casa, garantindo a privacidade dos ambientes.

23

Trata-se de um arbusto escandente (ou seja, do tipo que cria ramos longos que pendem, ou como diriam no sul, se atiram!) bem rústico, com um porte vistoso, muito próprio para ser usado em cercas vivas (como é o nosso caso). Ele também se presta muito bem como contenção em barrancos e taludes, pois devido ao rápido enraizamento, seus ramos, ao penderem e enraizarem, ajudam a fixar a terra.

1
Eu falei ramos pendentes?

E se você curte uma versão cientista da coisa (eu curto! Ou são as marcas que um mestrado te deixa?) aqui tem uma publicação que aponta índice de enraizamento de 90 a 95%, meu bem. Tendeu quando eu disse que ela pegava fácil? E sem piada sexista, por favor, que este blog é nova era.

4

Termino com a rica flor do jasmim amarelo para energizar o meio desta semana preguiçosa que tá na reta! Bjomecompartilha!

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s